Configurando PCSX2
PCSX2 agora vem em 2 versões, a TLB e a VM (memória virtual). A versão TLB é o pcsx2t.exe enquanto que a versão VM é o pcsx2.exe. Primeiro tente executar a versão VM, seguindo as instruções dadas (digite o seu nome de usuário, execute log off/on e reinicie). Se mesmo assim o programa não conseguir alocar memória, simplesmente use a versão TLB e não se preocupe porque a diferença de velocidade não é tão grande. É dito que a versão VM não funciona corretamente com sistemas que não possuem Service Pack 2 instalado, ou XP Home, mas não é limitado a estes sistemas, portanto se você quiser evitar problemas simplesmente use a versão TLB.
Essa é a interface gráfica (GUI - Graphical User Interface) principal do PCSX2. Aqui você pode mudar as configurações ou plugins usados pelo PCSX2 como você pode ver. Clique em "Config=>Configure" para iniciar a configuração do PCSX2. Você irá ver uma tela como essa (clique para aumentar):
Inicialmente você pode usar "Set Plugins Directory" e "Set Bios Directory" para mudar o diretório a partir de onde o PCSX2 carrega seus plugins e bios respectivamente. De forma que, se você não for usar os diretórios padrão (/plugins and /bios) você deve usar estes botões para alterá-los. Os botões "Configuration", "Test" e "About" que você vê abaixo da seção de cada plugin são para configurar o plugin selecionado, testar se o plugin selecionado funciona (de certa forma obsoleto pois se ele aparece na lista significa que ele irá funcionar) e para checar alguma informação sobre o plugin selecionado.
Agora vamos continuar para a configuração dos plugins propriamente dita.
Graphics (Vídeo)
Que versão de pixel shaders sua placa de vídeo suporta?
Entre neste link [url=http://www.techpowerup.com/gpudb/][color=red]GPU Database[/red] para descobrir. (agradecimento a Nachbrenner)
Agora você será capaz de usar o plugin ZeroGS v0.96.0 (da seção plugins do pcsx2), que é um novo pluguin de vídeo baseado em DirectX 9 que exige uma placa de vídeo que suporte pixel shaders 2 para funcionar.
GSdx9 v0.9.0, outro plugin baseado em DirectX 9 desenvolvido por Gabest é geralmente mais rápido que ZeroGS em cenas 2D mas também pode vir a ser mais lento. Quem possui placas de vídeo que não suportam pixel shaders 2 devem usar este plugin ao invés do ZeroGS. Ambos plugins estão inclusos em todos os pacotes do PCSX2 v0.9.2 portanto você não terá que baixá-los separadamente. Outros plugins como GStaris, GSmax ou GSsoft NÃO irão aparecer na lista de plugins de vídeo visto que suas especificações estão desatualizadas e você não deve esperar que eles tenham uma atualização em breve.
Selecione GSdx9 v0.9.0 e pressione o botão "Configure".
* Antes de tudo GSdx9 vem em 2 versões, a normal e a SSE2. Somente SE seu processador suportar SSE2 (Pentium 4/Core Duo ou Athlon64/FX) use a versão SSE2 pois ela será mais rápida para você. Caso contrário você deve usar a versão normal ou o plugin NÃO aparecerá na lista de opções. Ambas versões, a SSE1 e a SSE2 estão inclusas em todos os pacotes do PCSX2 v0.9.
Atenção: GSdx9 v0.9.0 tem um bug tanto em Fixed Pipeline quanto em Pixel Shaders 1.1 que irá causar corrupção das cores.
Se sua placa não suporta pixel shaders mais altos infelizmente você terá cores corrompidas em seus jogos.
* Resolution: Neste item você será capaz de escolher entre "Windowed" se você quiser que GSdx9 seja executado numa janela, ou escolher a resolução e a taxa de atualização que você quer para execução em tela cheia
* Renderer: Aqui você pode escolher como os gráficos serão renderizados.
Selecionando "Direct3D", GSdx9 irá usar as capacidades Direct3D da sua placa de vídeo, aumentando a velocidade de emulação significantemente. Além disto a compatibilidade deste modo é muito boa, de forma que seu uso é altamente recomendado.
Selecionando "Software (float)" GSdx9 irá usar renderização interna via software, o que não fará uso algum da placa de vídeo, mas do seu processador ao invés disto. Desta forma a velocidade de emulação é altamente reduzida mas se consegue a compatibilidade máxima. Recomendada se você encontrar bugs gráficos com o seu renderizador Direct3D.
Selecionando "Do not render" o plugin simplesmente não irá renderizar coisa alguma, portanto não exibindo resultado algum na tela. Use somente se você quiser, por exemplo, ouvir alguma música considerando que esta modalidade garante um aumento dramático de velocidade.
* Shader: Aqui você será capaz de escolher entre 5 opções:
Se sua placa de vídeo não suportar algum dos modos, eles não serão exibidos na lista. Pixel Shader 2.0: Irá usar Pixel Shaders v2.0, melhorando os gráficos.
Pixel Shader 3.0: Irá usar Pixel Shaders v3.0, melhorando os gráficos. Altamente recomendado para quem tem placas de vídeo que suportam pixel shaders 3. Rápido e compatível.
* Enable palettized textures (D3D PS v2.0+, slow): Como descrito, você irá precisar de uma placa de vídeo que suporte Pixel Shaders 2 ou superior e usar "Direct3D" para que esta opção funcione corretamente. Marque/desmarque esta opção para habilitar/desabilitar o uso de texturas paletizadas. Este modo promove um ganho de velocidade em alguns casos, quando um jogo usa uma textura com muitas paletas diferentes. Em muitos casos ao contrário, ele será mais lento.
Linear texture filtering: Marque/desmarque para habilitar/desabilitar a filtragem de texturas lineares. Com esta opção marcada os pixels de textura são filtrados, fazendo com que eles pareçam menos "quadrados".
Enable tv-out: Marque/desmarque esta opção para habilita/desabilitar a saída de tv. Se sua placa de vídeo possui uma saída de tv, a janela de saída do GSdx9 será exibida na TV.
* NLOOP 0 hack (fixes FFX): Faz o que diz, corrige alguns problemas com Final Fantasy X. Este é um artifício muito específico e deve SOMENTE ser usado com Final Fantasy X. Em todas outras situações esta caixa deverá estar desmarcada.
Record State: Quando esta opção estiver marcada, GSdx9 irá registrar todos os dados de saída do sintetizador gráfico (GS) na pasta selecionada, até que você saia do PCSX2. Note que o arquivo criado será ENORME mas pode ser bastante comprimido. Recomendado para
* desenvolvedores somente
visto que seu uso principal é para correção de bugs.
Movie Capture: Esta é uma opção escondida (Tongue) . Pressionando a tecla "Insert" do teclado numérico enquanto PCSX2 estiver rodando com GSdx9 uma caixa de mensagem irá aparecer. No primeiro campo você deverá informar ao plugin aonde o vídeo capturado será armazenado, e digitar o nome do arquivo também. No segundo campo você poderá escolher um codec de compressão como DiVX ou "Uncompressed" que não irá comprimir o vídeo. Se você escolher um codec de compressão, você será capaz de mudar suas configurações pressionando o botão "Config". Note que somente codecs que já estiverem instalados no seu PC serão mostrados.
* Pressione a tecla "Insert" do teclado numérico novamente a qualquer momento para interromper a captura. O vídeo produzido será automaticamente acelerado à 100% para seu deleite visual Smile.
* Delete key: Pressionando a tecla "Delete", você pode mover a barra de informação da janela de saída para a camada de exibição (como no GSsoft) e restaurá-la para a janela pressionando-se o botão novamente.
* Pressione "Ok" para salvar suas alterações ou "cancel" para voltar para a janela principal de configurações.
Selecione ZeroGS v0.96.0 e pressione o botão "Configure".
* ZeroGS é um novo plugin DirectX 9 desenvolvido por ZeroFrog e tem como alvo somente placas de vídeo modernas que suportem pixel shaders 2.0 ou superior. Como notado antes se sua placa não atende estas requisições você receberá uma mensagem "Error opening gs plugin" e pcsx2 irá finalizar. Exatamente como GSdx9 ele vem em 2 versões, uma normal e outra SSE2. Somente SE seu processador suportar SSE2 (Pentium 4/Core Duo ou Athlon64/FX) use a versão SSE2 pois ela será mais rápida para você.
* Interlance Enable: Quando estiver marcada alguns problemas relativos à entrelaçamento serão resolvidos ("tremor" da tela) contudo alguns jogos aparentarão melhor com ela desabilitada. Você pode alterná-la durante o jogo usando a tecla "F5".
* Bilinear Filtering: Quando estiver marcada o plugin irá filtrar a tela, suavizando as extremidades. Isso irá geralmente reduzir o seu FPS dramaticamente exceto se você possuir uma placa de vídeo muito poderosa. Você pode alterná-la durante o jogo pressionando e segurando "shift" e então pressionando "F5".
* Anti-aliasing: Aqui você pode escolher o nível de "anti-aliasing" que você quer que o plugin use, para fazer bordas mais suaves. Você pode alterná-la durante o jogo usando a tecla "F6". Note que isso pode reduzir a velocidade.
None: Não irá usar nível algum de "anti-aliasing".
2x: Irá usar "2X anti-aliasing".
4x: Irá usar "4X anti-aliasing".
* Wireframe rendering: Quando marcada o plugin só irá renderizar em "wireframe", de forma que você só irá ver algumas arestas aqui e ali Wink
Você pode alterá-la duranto o jogo pressionando e segurando "shift" e então pressionando "F6".
* Capture avi: Você pode capturar um vídeo do seu jogo exatamente como com o plugin GSdx9. Pressione "F7" e uma janela irá aparecer para seleção de codec. No momento você só será capaz de usar codificação XviD porque o resto dos codecs irão travar o plugin. Depois de selecioná-lo, você poderá configurar o codec pressionando o botão "configure". Pressione "ok" e o processo de gravação irá começar. Pressione "F7" novamente para parar. O vídeo será salvo na pasta raiz do PCSX2 como "zerogs.avi".
* Save snapshots as BMPs (default is JPG): Faz o que diz, com essa opção marcada os "snapshots" que você faz com "F8" serão salvos como arquivos BMP e não como arquivos JPGs que é o padrão. Os "snapshots" que você faz com "F8" são localizados na pasta /snaps dentro do diretório do pcsx2.
* Fullscreen: Muito simples, se você marcar esta opção o plugin irá mostrar saída em tela cheia ao invés de janela. Se você estiver com ela desabilitada e no meio de um jogo, você pode pressionar e segurar "alt" e então pressionar "enter" para ir para tela cheia.\
* Default Window Size: Você pode definir o tamanho padrão da janela que ZeroGS terá quando executado. As opções são 640x480, 800x600, 1024x768, 1280x960, escolha a que preferir e note que isto não irá afetar a velocidade.
* Você pode pressionar e segurar a tecla "shift" e então pressionar a tecla "f7" para alternar entre a exibição ou não da quantidade de "frames" por segundo na janela do ZeroGS.